07 julho 2011

PREPARAÇÃO FÍSICA PARA BAILARINAS - PLANEJAMENTO DE AULAS


PLANEJAMENTO PARA AULAS

Uma das coisas que mais prezo dentro da preparação física para bailarinos e bailarinas é um bom planejamento. Acho que sem isto não há como se ter dança, especialmente de qualidade ou diferenciada técnica e artisticamente.
Já escrevi muito sobre isto, mas insisto que este é um dos tópicos que mais fazem diferença na preparação física e na saúde dos bailarinos.
Por mais simples que seja, este ou o mês de junho, são bons meses pra se ver e avaliar o que já está sendo feito e o que será. Especialmente o que falta.
A parte técnica neste momento é o período ideal pra começar a ser aumentado e gradativamente ser exponenciado.
Se houve uma preparação dividida de formas coerentes com o trabalho e objetivos traçados, deverá neste momento ser avaliado, especialmente para aqueles que já tem uma boa base.
Independente de anotações ou não. Eu recomendo sempre se ter algumas anotações sobre cada aluno.
As formas de avaliação podem ser através de medidas, batimentos cardíacos, índice de massa corporal (IMC),resistência a distancia(as), grandes saltos, sustentações, abdominais, flexões de braço, entre muitas outras coisas.
Infelizmente o que mais ouço em palestras e outras conversas é que nem em academias especializadas existem professores de musculação para bailarinos. Com raríssimas exceções. Raríssimas mesmo.
Isto é muito comum, pois recebo vários e-mails sobre isto.
E infelizmente pra mim nem sempre é possível dar uma assessoria a todos devido a outros compromissos.
Mas o que mais dificulta uma prescrição é especialmente a falta de informações sobre a bailarina.
É muito triste, mas é verdade. A total falta de conhecimento ainda faz muitas vítimas, pois alguns instrutores que nem são familiarizados com dança passam treinos absurdamente incompatíveis com a pessoa que irá realizá-lo. Achando sempre que musculação é musculação. Já ouviu esta história??
Por isto sempre que posso escrevo sobre planejamento, pois isto realmente já é uma boa forma de se começar a preparação. Aliás, é a melhor forma no meu humilde ponto de vista.
A musculação ou mesmo a fisioterapia consiste em aprimorar ou sanar a forma física.
Mas quando e onde ela deve ser aplicada?
Qual a carga a ser aplicada? Quantas repetições? Qual é o nível?
O mesmo se aplica em períodos pré-menstruais e menstruais? Esta é uma variável muito importante na definição de treinos femininos, pois as intensidades devem sempre ser muito bem planejadas, especialmente para os dois primeiros dias da menstruação.
Ficaria aqui escrevendo muito sobre várias outras perguntas na elaboração de um bom treino de musculação.
Mas o importante é realmente se ter planejamento de algum modo. Por mais simples que seja.
Como por exemplo:
Começo de ano determinada ação entre janeiro e março.
Trabalho de resistência, alongamento e complemento de parte técnica entre abril e junho.
Ou mais simples como festivais ou apresentações que terão no ano, incluindo a de fim de ano.
Existem várias formas de se avaliar e planejar um bom trabalho.
Peço sempre que façam o mínimo de planejamento, mas façam.
Aos que não viram os outros artigos que já escrevi sobre este tema terei o maior prazer em enviá-los a quem se interessar, dentro da minha disponibilidade. Mas que com certeza terei o maior prazer em ajudar.
Afinal é muito gratificante receber vários e-mails solicitando meu curso e vendo que cada vez mais aparecem novas pessoas tão interessadas neste assunto. Especialmente para poder cada vez mais ajudar novos e mais experientes bailarinos.
Como em um e-mail que recebi que dizia que este assunto, a preparação física para bailarinos, não deve ser mais somente um assunto de bastidores e sim compartilhado e cada vez mais difundido entre todos.
Num mundo globalizado, a informação é um dos maiores bens. E deve cada vez mais ser difundida.
E aqueles que estão estudando cada vez mais sobre isto estão muito ávidos pela informação e conhecimento, para que possam retransmiti-los.
O que muito me agrada é que em breve teremos uma nova e grande geração de preparadores para dança com muito conhecimento de área e causa.
Mas invariavelmente neste tipo de trabalho, uma das formas é realmente a medição periódica.
E em breve trarei novidades para a preparação física dos bailarinos e bailarinas, vendo possível data para divulgar aqui meu curso. Estendendo-se para todo Brasil.
E que comecei um estudo para desenvolver “COISAS” que acredito e que possam ajudar no dia a dia das aulas, ensaios e até apresentações.
Mas esta já é outra história....Rsrsrsrs.....

E LEMBREM SE
UMA DANÇA COM PERFEIÇÃO
É UMA DANÇA COM UMA BOA PREPARAÇÃO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ENTRE E COMENTE!!