07 julho 2011

PREPARAÇÃO FÍSICA PARA BAILARINAS - FÉRIAS OU NÃO?

FÉRIAS OU NÃO?

Primeiro quero agradecer a todos que tenho encontrado em festivais e que vem me agradecer, questionar ou mesmo cumprimentar pelos artigos e pela revista DANÇA BRASIL.
É um imenso prazer poder ter este contato e confirmar o que venho escrevendo há mais de 2 anos e meio.
E que a corrente da preparação física para bailarinos cada dia toma proporções ainda maiores. Inclusive com um especial no SPORTV2 que mostrou exatamente o que venho dizendo e mostrando a preparação do BOLSHOI NO BRASIL, como também já havia escrito.

Estamos num período em que se é absolutamente normal pensar em férias e isso já faz parte de nossas vidas desde a infância. Não é bem assim pra todos, especialmente na dança.
Há muito tempo escrevo sobre PLANEJAMENTO, e é aí que você precisa se colocar e ver o que foi traçado.
Devemos sempre ter a curva de aceleração e desaceleração dentro da nossa preparação. Independente de ser técnica ou física.
Portanto volto à pergunta do nosso título de hoje: FÉRIAS OU NÃO?

Vou citar o meu caso, por exemplo, para poder ilustrar mais nosso assunto.
Evito parar em julho, na verdade estamos ainda na fase de aceleração de curva, o que significa que ainda estamos fazendo um trabalho forte em todos os aspectos. Até porque estaremos em Joinville com dois trabalhos e continuaremos ainda em alguns festivais, até o final do ano. Portanto, em nosso caso estaremos até final de agosto e começo de setembro mantendo o trabalho mais forte e pesado.
A partir daí é que começo a desacelerar os trabalhos. Até mesmo fazendo a manutenção com aulas e apresentações até novembro. E daí sim minimizar os trabalhos em dezembro.
Em meu planejamento acho ideal férias em dezembro e janeiro. Até com ganho de peso para poder ter o que gastar durante o ano, mas já escrevi sobre este especificamente e precisa de atenção especial como já o fiz e faço sempre.
Caso seu planejamento tenha ponto alto em seu festival de final de ano, a aceleração deverá ser feita até novembro com a preparação específica para o que estará desenvolvendo. E até poderá ter férias em julho sim!
Parodoxo? Sem explicação?
Não! Na verdade eu escrevi sobre o que eu faço e outra possibilidade. Mas nada impede que você faça o seu planejamento e saiba quando e como será sua curva de aceleração e quando será o pico da preparação e apresentações.
Então, não há paradoxo nisto, somente uma questão de interpretação e bom senso.

Sempre disse que não há como elevar a curva somente. Indo forte o ano todo. Isto acabará como o bailarino, e não haverá retorno depois. Lembre-se sempre disto. É muito bom ganhar, mas não a qualquer custo. Como uma das coisas que mais vejo, alunos fazendo aulas todos os dias e sendo elevados ao seu máximo por um período de tempo relativamente curto. E com conseqüências muito cruéis após não serem mais aproveitados e sendo deixados de lado, por NOVAS AQUISIÇÕES.
Eu sempre enfatizo o máximo em minhas palestras que você deve sempre saber aonde quer chegar, como e quando chegar. O caminho a ser percorrido só pode ser avaliado por você. E se você não sabe qual caminho deve seguir, voce está com um grande problema.

A palavra PROFESSOR, nem sempre é sinônimo de conhecimento, carinho, afeto, dedicação entre outros. Especialmente AMOR!
O que mais existe são alunos, que quando muito, fazem aula um ano e no outro já estão dando aulas. Até por uma questão financeira, onde ganham infinitamente menos ou até quando ganham alguma coisa ou recebem suas mensalidades em troca.
Você pode até achar que eu estou fugindo do assunto, mas este é um ponto muito importante dentro deste artigo.
Quando você faz aula e confia no seu PROFESSOR, ele realmente está capacitado a responder todas as suas perguntas, especialmente quando é que você terá férias?
É claro que o PROFESSOR não precisa saber tudo. Mas se ele não souber dentro de seu meio de trabalho o básico, como poderá ensinar? E como você poderá confiar?

FÉRIAS OU NÃO?
Acho que já lhe dei algumas direções e informações que lhe serão valiosas em seu planejamento para que você possa ver se realmente JULHO é seu período de férias. E que fique claro que isto se aplica a qualquer idade. Especialmente aos alunos mais novos!



Boa dança a todos
E lembrem se:
Uma dança com perfeição
É uma dança com uma boa preparação!

José Luiz Gioia é diretor e preparador físico da Cia de dança GIOIA RARA.
LOUVEIRA - SP
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ENTRE E COMENTE!!